As fases do Alzheimer

O Alzheimer causa a perda na memória, principalmente de pessoas próximas e queridas, sendo uma das doenças que mais assustam as pessoas, exatamente por conta do esquecimento. Infelizmente a doença não tem cura, porém existem tratamentos que ajudam os pacientes acometidos e seus familiares a terem uma qualidade de vida melhor. Por isso é necessário discutir o tópico, apesar de ser desconfortável falar sobre.

O diagnóstico nos estágios iniciais da doença é muito importante, por isso a SAID decidiu escrever este artigo para auxiliar no reconhecimento dos sintomas.

Fases do Alzheimer

Fase 1 – Pré-demência: Nessa fase os sintomas se apresentam de forma sutil e muitas vezes são compreendidos como naturais do envelhecimento ou frutos do estresse. Perda de memória recente, apatia, irritabilidade, sintomas depressivos e mudanças na atenção estão entre os sintomas.

Fase 2 – Estágio Leve: Muitos consideram esse estágio como a fase 1 da doença. Aqui os sintomas percebidos na pré-demência se agravam. O paciente pode ter dificuldades para encontrar palavras, ficar desorientado no tempo e espaço, e ter dificuldades para tomar decisões.

Fase 3 – Estágio Intermediário: Nesse estágio os sintomas ficam evidentes, podendo dificultar o dia a dia e a realização de hábitos rotineiros. Esquecimento de fatos marcantes, de pessoas próximas, dificuldades com higiene pessoal e autocuidado, incapacidade de cozinhar e cuidar da casa, dificuldade na comunicação, alucinações a alterações no comportamento se manifestam.

Fase 4 – Estágio avançado (terminal): O estágio terminal se caracteriza pelo prejuízo gravíssimo de memória, incapacidade de registrar dados e muita dificuldade em recuperar informações antigas. Outros sintomas são a dificuldade em engolir, incontinência urinária e fecal, comportamento inadequado intensificado, dificuldades motoras.

O Alzheimer é uma doença que compromete gravemente a capacidade do paciente. É importante atentar-se aos sinais e é fundamental que, quando surgir suspeita do Alzheimer, procurar um médico especialista rapidamente para obtenção do diagnóstico e início do tratamento.

A SAID disponibiliza cuidadores e uma equipe multidisciplinar altamente preparada para lidar com doenças como o Alzheimer.

Conheça nossos serviços.

Comaprtilhe:

Posts Relacionados